terça-feira, 4 de maio de 2010



Sociedade dos Poetas Mortos

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS tem como espaço um internato masculino- Academia de Welton- e como tema principal o tradicionalismo, isso comprovado já no início do filme, quando os alunos entram com estandartes escritos, HONRA, TRADIÇÃO, DISCIPLINA E EXCELÊNCIA, vestidos de forma clássica e logo em seguida o diretor com a vela, representando a luz do conhecimento, profere um discurso, onde a exaltação da instituição em si e o respeito à tradição, a honra, a disciplina e excelência são pontos fundamentais.
Outros pontos que mostram esse tradicionalismo são: a justificativa dada pelo diretor de que a escola é a melhor, a que apresenta as melhores condições de ingresso nas Universidades. A sineta e o relógio da capela, ditando a hora do almoço, da entrada em sala de aula, da reza e de todas as atividade s realizadas.
O estilo pedagógico adotado é o tradicional, preocupado apenas com o saber científico, com cursos como o de medicina, direito e engenharia. Isso fica claro quando pai do aluno Neil exige que ele abandone o papel de redator do anuário escolar e dedique-se apenas ao curso de medicina, ou quando o pai descobre que o filho está participando de uma peça teatral e se pósiciona contra.
Em meio a esse tradicionalismo família/escola, surge o professor Keating como um novo ideal pedagógico que vai revolucionar o sistema pedagógico do momento. Logo no primeiro dia de aula já dispensa o espaço da sala de aula e mostra para os aluno situações concretas, mostra fotos de rapazes saudáveis que já “viraram fertilizantes”, encorajando seu alunos a fazerem o que fosse necessário hoje, porque amanhã podemos não está mais respirando, à aproveitarem seu dia(CARPE DIEM). Já em sala de aula, “revoluciona” sua aula, pedindo que os alunos arranquem folhas do livro, para poderem pensar sozinhos, deixando claro que não importa o que os outros dizem.também em sala de aula pede que seu alunos subam na sua mesa para poder ver as coisa diferentes, olhando por outro ângulo,encontrando suas próprias vozes.
O professor Keating é observado pelo diretor enquanto está com os alunos no pátio da escola. Lá o professor incentiva seus alunos a sentirem que podem andar sozinhos e por essa atitude é chamado atenção pelo diretor da escola, que justifica que o professor está desencaminhando a turma, que os alunos precisam é de disciplina, afirmando que o professor devia preparar os alunos para universidade que o resto apareceria.
Das aulas do professor Keating nasceu a coragem dos jovens lutarem pelos seus sonhos, o desejo de liberdade, de viver deliberadamente, nasceu a coragem dos jovens fugirem do internado para uma caverna, criando a Sociedade dos Poetas Mortos - caverna que já havia sido ponto de encontro dos primeiros membros da Sociedade dos Poetas Mortos que tinha o professor Keating-, assim como a coragem do jovem Neil encarar o teatro mesmo sem aceitação do seu pai.

Seguindo as mesmas idéias dos antigos membros da Sociedade dos Poetas Mortos, os jovens reuniam-se na caverna com a justificativa de que estavam ali com o objetivo de : “Acabar com tudo que não era vida(..)viver deliberadamente, sugar toda essência da vida(..) para que quando a morte chegar não descobrisse que não vivemos”. Na floresta os jovens se desprendiam do tradicionalismo da escola, liam poesia, cantavam, criavam e se sentia, livres.

A falta de aceitação do pai, a submissão da mãe, resulta na retirada de Neil da escola, por insistir na idéia do teatro. E a ameaça do pai em mandá –lo pra uma escola militar leva-o ao suicidio. O ápice do filme- suicídio de Neil- deixa claro que a educação deve ser vida e o professor tenta subverter o curriculo padronizado. A LUTA CONTINUA

CARPE DIEM

2 comentários:

  1. Falar do carpe diem e´uma coisa muito complexa e vivida hoje em dia, pois aprontamos e aprontamos, logo em seguida pedimos perdão ao Pai supremo, que sempre nos perdoa e pronto, voltamos a vida normal. Falar da Sociedade é uma obra que todos nós professores deveriamos olhar com melhor carinho, pois é uma obra que mostra a compelxibilidade do meio onde atuamos e para que possamos entender esse mesmo meio.

    ResponderExcluir
  2. ola! tá muito bom seu blog e ja estou lhe seguindo,e lhe convido pra seguir o nosso tambem, e assim compartilharmos juntos a informaçao,valeu e um abraço!!

    ResponderExcluir